terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Os Peruzinhos

Quando saem dos ninhos , os peruzinhos devem ser colocados em criadeiras ou baterias, com piso de tela ou ripa de madeira ou mesmo sobre uma cama adequada e com uma fonte de calor (lâmpada de raios infravermelhos)(isso não é preciso qdo os peruzinhos tiverm uma mãe, biologica ou não ), aí permanecendo até 9 a 10 semanas, pois posteriormente são levados para parques gramados ou então para galpões com cama ou soltos no quintal.

Nessa época devem ser vacinados contra a bouba.
Um metro quadrado comporta 10 peruzinhos.
Sua alimentação deve ser com ração balanceada "inicial", com 26% de proteínas, até 30 dias de idade, passando para a de crescimento com 18 a 20% mas, na falta desta, podem receber a de adultos. O "verde", não deve faltar nunca. Quando soltos nos campos, "pastam" como bois, economizando 20 a 25% de ração.

Nas pequenas criações e nos primeiros dias, podem receber quirera de milho, ovos cozidos picados, verduras picadas, pão com leite e aveia. Até aos 3 meses devem ser bem protegidos do sol, das chuvas, dos ventos e da umidade, pois é nessa idade que passam pela "crise do vermelho", facilmente superável pelas aves sadias e bem alimentadas.

Torna-se, depois, uma das aves mais resistentes. Podem ser mantidos em galpões até serem vendidos para o corte ou abatidos.

Não é aconselhável aglomeração ou a permanência de perus em terrenos muito pisados, dos quais não possam ser mudados pelo menos todas as semanas.

5 comentários:

Renata Buono disse...

Muito obrigada pelas informações.
estou com 2 peruas com filhotes, uma esta com 6 e nasceram dia 27 de agosto e a outra tb com 6 que nasceram dia 03 de setembro.
Dou bastante verde, ração de cães com ovos, e fuba de milho, tudo misturado 2 x ao dia.
Solto eles todos no gramado quando esta sol e o chão seco, as duas mães se dão bem e cuidam as duas de todos.
Perdi mais de 6 filhotes no dia que nasceram, o peru macho subiu nela no ninho amassando os coitados.
Aprendi com isso que não pode deixar o macho com a femea nesse periodo.
Uma outra coisa, o peru quebrou, entortou as pernas de 3 galinhas depois que tirei as peruas do galinheiro, agora deixei ele num vizinho até a perua poder voltar ao terreiro.
Obrigada
Renata
anjorenatabuono@gmail.com

Unknown disse...

Ola como fez para criar eles comiam sozinhos ou vc colocava comida no bico dele? A perua dava comida pra eles?

Unknown disse...

Muito obrigado pelas informações, são-me muito úteis porque tenho dois filhotes e tenho dificuldades em cuidar deles, mas agora sinto-me melhor preparado.

Unknown disse...

existem poucas informações sobre criação de perus na internet, pesquisei muito pra chegar nesse Blog gostei, me ajudou bastante, mas ainda falta a questão alimentar, em um vídeo no youtube aprendi que ao nascer eles não sabem comer, então a pessoa do vídeo diz que colocou um pintinho de galinha junto com os perus e assim eles aprendem a comer com o pintinho, a ração inicial deve ser úmida com leite ou água mesmo, os pintinho de peru deve ser vacinado contra a bouba aviária, são muitas informação que precisamos e que não estão disponível na internet ou as vezes não sabemos procurar, esse blog é muito útil, obrigado.

Unknown disse...

Informações importantes hoje ganhei 8 filhotes de perus coloquei uma lâmpada acesa pra eles muitas chuvas e proteger os mesmos do frio. Estou tratando eles com ovos cozidos e ração.gostaria de informações até que idade eles podem ser vacinados.

Att ;

Marcos Paula